HISTÓRIA

          Desde tempos remotos os brinquedos fazem parte da vida das crianças. Muitos destes brinquedos antigos eram muito semelhantes aos brinquedos que as crianças brincam até hoje. Bonecas foram encontradas na África e na Ásia, datadas de 40.000 anos atrás. Conjectura-se que bonecos e jogos tenham sido inicialmente usados em rituais religiosos pelos povos antigos, só depois tornando-se brinquedos. Brinquedos de milhares de anos atrás apresentam avanços técnicos que pensamos que são característicos dos nossos tempos atuais, como cabelos em bonecas ou brinquedos mecânicos e com movimento.

          Brinquedos encontrados em escavações da civilização do Vale do Indo (3000-1500 A.C.) incluem pequenas carroças e animais de brinquedo feitos de argila. Os arqueólogos encontraram em escavações do Vale do Indo apitos em forma de pássaros, macacos de brinquedo que podiam deslizar em uma corda e modelos de vacas que balançavam a cabeça. Uma figura em argila mostra um menino segurando um pequeno disco, aparentemente usado para algum tipo de jogo de atirar e pegar (um frisbee pré-histórico).

          Objetos com formas humanas e de animais, que podem ter sido brinquedos, foram encontrados em escavações da antiga Suméria datando de 2600 A.C. Milhares de anos atrás, crianças egípcias já brincavam com bonecos que tinham cabelos e membros articulados, feitos de pedra, cerâmica e madeira. Estas crianças tinham brinquedos semelhantes aos de hoje, como bonecas, soldadinhos de brinquedo, animais de madeira, bola, bolas de gude e piões. Escavações arqueológicas descobriram túmulos de crianças egípcias que foram enterradas com suas bonecas, feitas de madeira com cabelos de cordões. Um objeto preservado em museu, de uma tumba egípcia, datado de 1100 A.C. é um modelo de crocodilo de madeira com dispositivo mecânico com corda.

          As bonecas egípcias, chamadas de ushabtis, possuíam cabelos naturais, medindo entre 10 e 23 centímetros. Além de serem brinquedos para as crianças, as bonecas ushabtis eram enterradas junto com os reis egípcios, como objeto funerário. Algumas bonecas egípcias eram feitas como obras de arte da joalheria, de ouro e marfim. No período de 3000 A.C. até 2000 A.C. foram produzidas no Egito pequenas casas de bonecas com minúsculas mobílias. Na localidade de Kahun foi encontrado aquilo que se supõe seja um atelier de criação de bonecas.

          Um dos mais antigos brinquedos para adultos e crianças é a bola, que foi utilizado em diversos tipos de jogos. Há cerca de 6.500 anos os japoneses já fabricavam bolas, utilizando fibras de bambu. Civilizações mesoamericanas, como os Olmecas (2500-100 A.C.) e os Astecas, praticavam um jogo com bola em que uma bola de borracha sólida (latex) deveria ser passada por um pequeno aro sem o auxílio das mãos. Aparentemente o jogo não era apenas uma diversão em sua origem, mas tinha algum componente sagrado.

          Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano há milhares de anos. Estas bolinhas primitivas eram feitas de sementes, nozes ou pedras.

          Na Índia, bonecos de animais em argila sobre rodas datam de 2500 A.C. Mais tarde, cavalos e elefantes de latão e bronze foram brinquedos populares entre crianças indianas de famílias abastadas. A Índia também possui vários tipos de brinquedos folclóricos com movimento, populares até os dias de hoje, mas criados há séculos atrás, tais como elefantes de argila que "bebem" água e bonecas que fazem acrobacias. 

          Na Grécia Antiga e na Roma Antiga, crianças brincavam com bonecos feitos de marfim, vidro, cera ou terracota, espadas de madeira, arcos e flechas, e ioiôs. Bonecas da Grécia antiga possuiam articulações e permitiam movimentos dos braços e das pernas. A menção mais antiga de um brinquedo, em um documento histórico grego, data de 500 A.C. e refere-se a ioiôs feitos de madeira, metal, ou terracota. As crianças de Roma jogavam jogos de tabuleiro. Existem bonecas romanas, preservadas em museus, que datam do século 3, feitas de linho e recheadas com papiro. As primeiras bolas de gude feitas de vidro, encontradas em Roma, datam provavelmente do século 1 A.C.

          Na Grécia Antiga, as crianças jogavam bola com bexigas de porco inflado e brincavam com bonecos, modelos de cavalos com rodas e cavalinhos de balanço. O mais antigo jogo mecânico conhecido também vem da Grécia e apareceu no século 3 A.C., consistindo em um quadrado dividido em 14 partes, em que o objetivo era criar formas diferentes com as peças. Quando as crianças gregas, especialmente meninas, atingiam a idade adulta, era costume sacrificar os brinquedos da sua infância aos deuses. Na véspera do seu casamento, garotas de quatorze anos de idade ofereciam suas bonecas em um templo como um rito de passagem para a idade adulta.

          Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças. Ainda preservados em museus, podemos encontrar bonecas medievais de cerâmica. Populares também na mesma época foram os brinquedos musicais, chocalhos, tambores, e apitos, e os brinquedos militares, soldados e cavaleiros moldados em argila.

          Os brinquedos mudaram pouco ao longo dos séculos. As crianças do século 16 ainda brincavam com bonecas de madeira, chamadas de "bebês Bartolomeu" porque eram vendidas na feira de São Bartolomeu, em Londres. A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha em 1413. A primeira casa de bonecas foi feita na Alemanha em 1558. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959.

          Os famosos soldadinhos de chumbo surgiram no século 13 como jogos de guerra. Relatos em textos do ano de 1610 comprovam que o rei francês Luís IX (1214-1270) divertiam-se criando batalhas com seus soldadinhos de chumbo. As caixinhas de música surgiram no século 18, criadas por Antoine Favre (1767-1828), relojoeiro suíço. No século 15, Leonardo da Vinci já fazia projetos de bicicletas. Mas a bicicleta só foi popularizada em 1790, pelo conde francês Sivrac.

          As crianças da Era Vitoriana na Inglaterra brincavam com cavalinhos de balanço de madeira, cavalinhos de pau, corda de pular, soldadinhos de chumbo, trenzinhos de lata, caleidoscópios, ioiôs, etc. As bonecas chinesas eram populares entre as meninas de famílias mais abastadas. Na falta de televisão, as crianças vitorianas possuiam dispositivos capazes de criar imagens em movimento. Um dos mais populares era conhecido como Zoetrope. O Zoetrope era movido por meio de uma manivela. O brinquedo era acompanhado por cartões adicionais que podiam ser inseridos no dispositivo de forma a mudar o filme exibido. Na verdade, os primeros desenhos animados da Disney foram feitos com dispositivos semelhantes. As crianças de famílias mais ricas podiam brincar com autômatos com movimento, feitos de madeira, capazes de executar movimentos complexos repetitivos, por meio de sofisticados dispositivos mecânicos. Um brinquedo popular na época, fabricado desde o século 17 até finais do século 19, foi a Arca de Noé. O brinquedo era composto do barco e de animais, todos feitos de madeira. O brinquedo era ricamente decorado, com pinturas feitas a mão e, a partir de 1880, com litografia. Este talvez seja o primeiro playset da história.

          No Brasil, antes mesmo da descoberta pelos europeus, os índios brasileiros brincavam com petecas e piões, feitos artesanalmente com materiais diversos. O país também recebeu a contribuição dos negros que aqui chegaram com seus brinquedos.

          Os brinquedos industrializados chegaram ao Brasil pela família lusitana Rebelo. O Sr. Manoel Rebelo foi o pioneiro em lojas especializadas no Brasil, ao abrir no bairro do Jabaquara, em São Paulo, a loja que viria a ser o centro de referência do assunto no Brasil, a Rebelos' Funhouse.

          As primeiras fábricas de brinquedos nacionais surgiram por volta de 1930, quando Getúlio Vargas impulsionou a industrialização do país - até então os brinquedos industrializados disponíveis no Brasil eram todos importados. A Metalúrgica Matarazzo S/A - Metalma, foi a primeira fábrica nacional de brinquedos, produzindo trens, jipes, carrinhos e aviões.

          Ao longo das décadas de 50 e 60 o mercado mundial de brinquedos industrializados sofreu grande incremento, com o surgimento de gigantescas empresas que produzem brinquedos aos milhões: Mattel; Hasbro; Bandai; Marx Toys; etc. No Brasil, mesmo com a forte concorrência internacional, grandes empresas, como Estrela e Candide, produzem brinquedos de alta qualidade para o mercado nacional.

          Alguns brinquedos tornaram-se clássicos, como o Autorama, criado na Inglaterra em 1956, e trazido ao Brasil pela Estrela. O brinquedo fez tanto sucesso por aqui que mereceu tornar-se vocábulo do Dicionário Aurélio, sinônimo de brinquedos de velocidade. O futebol de botão foi inventado pelo carioca Geraldo Décourt, em 1930. Outros brinquedos que marcaram época e fazem sucesso até hoje: Forte Apache; trenzinho elétrico; peças de encaixe da Lego e Playmobil; Sr. Cabeça de Batata; Teddy Bear (ursinho de pelúcia); Tamagotchi; e Cubo Mágico.

          Nos dias atuais vive-se a febre dos jogos eletrônicos (video games), bonecos de ação (action figures) e dos veículos colecionáveis de molde injetado (die-cast). Os brinquedos tornaram-se ítens colecionáveis que atraem a atenção de adultos aficionados.