UFO (GERRY ANDERSON, 1970-1971)

          Após produzir diversos programas usando marionetes, como o de maior sucesso "Thunderbirds are Go", Gerry Anderson produziu este programa, não mais usando marionetes, mas ainda cheio de modelos em escala, maquetes e explosões, que caracterizaram suas produções anteriores. UFO estreou em 16 de setembro de 1970, no canal ITV da Inglaterra. O seriado teve 26 episódios, sendo que o último episódio foi ao ar no dia 24 de julho de 1971.

          O seriado UFO versa sobre uma organização secreta, chamada SHADO (Supreme Headquarters Alien Defence Organization ou Supremo Quartel-General da Organização contra os Alienígenas), que trava uma guerra contra alienígenas que sequestram pessoas com o objetivo de obter orgãos para transplantes. O seriado apresentava naves incríveis com lançamentos que lembravam os lançamentos das naves Thunderbirds e uma Base Lunar permanente que abriga naves de ataque para a defesa da Terra. Destaques para: o escritório de Ed Straker, o Comandante da SHADO, que funciona como um elevador para acesso ao subsolo secreto com as instalações da Organização; o vestuário futurista dos personagens; as perucas coloridas; as roupas espaciais dos alienígenas; o Skydiver (um submarino que lança uma nave de ataque mesmo submerso); os Interceptadores da Base Lunar; os Mobiles; e o incrível carro do Comandante Ed Straker. 

SHADO 2 Mobile da Dinky Toys

Raridade:

          Este modelo, Meccano Dinky No.353 UFO - Shado 2 Mobile, em metal (die-cast), foi fabricado pela Dinky Toys, Inglaterra, no período de 1971-1979. O SHADO 2 Mobile era usado no seriado para operações em terra contra naves alienígenas pousadas no solo. O modelo é bem detalhado e fiel ao veículo do seriado. O lançador de mísseis fica oculto dentro do modelo, e há um botão que faz o teto girar, expondo-o. O lançador de mísseis do modelo adquirido para a coleção funciona e a condição da miniatura é muito boa. A caixa e as instruções que aparecem nas fotos são reproduções dos originais.



















Dinky 351 Interceptador Lunar UFO

Raridade:

          Modelo em escala do Interceptador Lunar do seriado UFO, da Meccano Dinky Toys, fabricado entre 1975 e 1978. Por razões desconhecidas, a Meccano resolveu pintar o brinquedo de verde, embora a nave do seriado fosse branca com detalhes em vermelho! A caixa e o expositor que aparecem nas fotos são reproduções dos originais. O míssil dispara perfeitamente.














Abertura do seriado